Cozinha: veja dicas de decoração para este espaço

Veja dicas de como deixar sua cozinha ainda mais aconchegante para receber e passar bons momentos.

Deixe sua cozinha mais aconchegante para receber bem

Apartment Therapy

A decoração da cozinha é essencial para deixar esse ambiente mais aconchegante

A cozinha é o lugar da casa que, para algumas pessoas inspira terror, enquanto que para outras significa o paraíso.

Enquanto alguns têm medo de errar na hora de cozinhar, ou preguiça de lavar e organizar a louça, existe também um grupo cada vez maior que adora se aventurar nas panelas, receber os amigos para um jantar e passar bons momentos com a família.

Cozinhar pode ajudar a diminuir os níveis de estresse, e é uma ótima maneira de aproximar as pessoas. No entanto, ter de lidar com a limpeza e organização pode ser uma tarefa desagradável.

Por isso, é essencial que você planeie muito bem a decoração e o mobiliário da cozinha.

A cozinha deve ser prática

Para ajudar a aliviar a correria do dia a dia, e não atrapalhar, é importante pensar em como você pode deixar sua cozinha mais prática. Algumas atitudes inteligentes podem ajudar a eliminar o aspecto de “obrigação” que esse ambiente muitas vezes traz consigo.

A disposição dos móveis, eletrodomésticos e utensílios deve ser pensada de forma a promover a praticidade.

A disposição dos móveis da cozinha deve ser pensada de forma prática

Apartment Therapy

Ao escolher a mobília, leve em consideração os aspectos práticos e de segurança. Deve haver espaço suficiente para que você possa trabalhar sem riscos, com espaço suficiente para circulação de pessoas.

A cozinha deve ter espaço suficiente para trabalho e circulação

Dilwana

Um ambiente aconchegante para bons momentos

Se você gosta de receber os amigos, ou quer dividir as tarefas da cozinha com a família, é importante que esse ambiente seja aconchegante e atraente.

A decoração da cozinha não deve ser abarrotada de elementos: o melhor é apostar na simplicidade, para garantir a sensação de conforto e organização.

Aposte na simplicidade para garantir conforto na cozinha

Fontan Achitecture

Crie um espaço onde as pessoas se sentirão confortáveis, com pouco ruído visual. Isso torna o ambiente mais aconchegante tanto na hora de preparar as refeições como para um cafezinho acompanhado de uma boa conversa.

Bancos na altura da bancada são uma ótima maneira de oferecer conforto para seus convidados, sem atrapalhar o fluxo dentro da cozinha, principalmente se você não conta com um amplo espaço.

Veja como, neste projeto de nossa autoria, os bancos na altura da bancada  são ideiais para aquela refeição rápida do dia a dia, ou até mesmo para receber os amigos enquanto prepara um delicioso jantar!

A altura dos bancos deve ser adequada de acordo com a bancada da cozinha

Priscila Kunenn

Aposte em mobília inteligente e funcional

Se a idéia é facilitar a limpeza e organização, você pode deixar a sala de jantar para aqueles momentos especiais que exigem um pouco mais de formalidade, ou para quando está recebendo um grupo maior de pessoas.

No dia a dia, uma mesa ou bancada com tamanho adequado ao número de moradores, ajuda naqueles momentos que exigem refeições rápidas, como o pequeno almoço e um almoço improvisado.

Se você não tem muito espaço, pode substituir a mesa por uma cozinha americana, integrada com a sala de estar. É uma opção muito charmosa e inteligente para aproveitar melhor o open space.

Se você não tem muito espaço, aposte em uma cozinha americana

Homify

Organizar a cozinha é essencial

Os cuidados com a organização e limpeza da cozinha começam pela escolha de elementos funcionais, que ajudam a manter cada coisa em seu lugar.

A cozinha é um ambiente propenso à bagunça. Durante a vida, é comum acumularmos eletrodomésticos, utensílios e louças. Armários aéreos são comuns na cozinha, porque oferecem espaço de armazenamento adaptável ao espaço disponível sem comprometer o fluxo de pessoas.

Armários aéreos oferecem espaço de armazenamento sem comprometer o fluxo

Dicas Decor

Aposte, também, em organizadores para sua bancada e gavetas. Eles ajudam a manter talheres, louças e utensílios em seu devido lugar, facilitando muito a limpeza e organização.

Se você gosta de cozinhar, precisa ter sempre por perto utensílios e talheres, como facas, espátulas e tábua de carne. Suportes suspensos ajudam a manter esses objetos sempre à mão, sem comprometer o visual de sua cozinha.

Suportes suspensos ajudam a manter objetos sempre à mão

Studio83

Planeie bem o uso de cores e materiais

Nesse ambiente, piso cerâmico é o mais indicado. Além de ser resistente e fácil de limpar, é muito versátil e está disponível em diversas estampas que imitam outros materiais, como madeira e ladrilho hidráulico.

Na hora de escolher o piso, leve em consideração não somente a estética, mas também o quão resistente e escorregadio ele é, para evitar dores de cabeça.

Escolha o piso de acordo com o grau de resisteência

Apto Decorado Pequeno

Outro elemento importante a considerar é a paleta de cores de sua cozinha. Ela influencia na cor do piso e das paredes, e serve como guia para outros elementos, como a mesa e até mesmo a iluminação.

Uma paleta de cores claras ajuda a aumentar a sensação de amplitude do espaço e deixar sua cozinha ainda mais aconchegante. Se quiser, pode apostar em detalhes coloridos que ajudam a imprimir personalidade no ambiente, tais como:

  • O tecido das cadeiras;
  • Candeeiros suspensos coloridos;
  • Revestimentos de cerâmica para a área do pio;
  • Vasos, ou pequenos objetos;
  • Portas e puxadores de armários.
Uma paleta de cores clara é a ideal para a cozinha

DecorWatts

Eletrodomésticos e objetos de design arrojado, assim como louças com detalhes coloridos, ajudam a dar um ar moderno para o ambiente. Plantas também são uma ótima opção para conferir um toque natural para a cozinha, podendo, inclusive, se tornar parte de sua rotina culinária. Já pensou em montar um canteiro de ervas frescas?

Plantas dão um toque natural à cozinha

LaVille

Projeto de iluminação: o toque final de sua cozinha

Por fim, mas não menos importante, chegou a hora de pensar bem no projeto de iluminação de sua cozinha.

Se o objetivo é trazer conforto, e ao mesmo tempo realçar o aspecto funcional do ambiente, o ideal é investir em uma combinação inteligente de diferentes temperaturas.

A luz fria estimula a atenção e realça as cores dos objetos, sendo ideal para iluminar bem o preparo de refeições. Painéis LED são versáteis e duram mais, e por isso são perfeitos para uma iluminação eficiente em bancadas de trabalho.

Aposte em painéis LED para sua cozinha

Simples Decoração

Já naqueles ambientes como a mesa de jantar, ou nos espaços de circulação, candeeiros suspensos e iluminação direta com luz quente garantem a sensação de conforto.

Neste projeto, utilizamos a iluminação para trazer conforto para a cozinha e a sala de jantar, sem esquecer do aspecto funcional:

Traga conforto para a cozinha sem esquecer do aspecto funcional

Priscila Kunenn

Gostou destas dicas? Entre em contacto connosco, e vamos pensar juntos na decoração de vossa cozinha e outros espaços!

Leave a Reply