Estilo clean: conheça esse design aconchegante

Sala decorada no estilo clean, com tons claros e plantas

Conheça o estilo clean de decoração e design, que traz harmonia e conforto ao seu projeto.

Maneira inteligente de trazer harmonia e leveza ao seu projeto, o estilo clean é uma excelente proposta tanto para espaços pequenos quanto amplos.

Estilo que evita excessos, ele é ideal para quem deseja reduzir o estímulo visual e criar ambientes refinados,  que prezam pela simplicidade e bom gosto na decoração.

Ao pensar no ambiente Clean, tenha em mente quatro valores básicos:

  • Praticidade
  • Simplicidade
  • Liberdade
  • Aplicabilidade

O estilo clean tem por objetivo promover uma decoração prática e funcional, sem abrir mão da liberdade para jogar com detalhes que conferem personalidade ao espaço.

Linhas retas, tons neutros, poucos móveis e objetos de decoração, são algumas de suas características que ajudam a criar projetos modernos e aconchegantes.

Forte tendência na decoração de ambientes, vamos conhecer algumas aspectos do estilo clean.

Principais características do estilo Clean

Quarto de casal decorado sob o Estilo Clean

Um dos principais objetivos do estilo clean é criar uma sensação de amplitude, evitando exageros e desorganização.

Para alcançar esse resultado, é preciso prestar atenção em diferentes aspectos e elementos da decoração.

Uso de cores

Escritório decorado seguindo o estilo clean

A paleta de cores do estilo Clean baseia-se em tons claros. O branco impera, desde as paredes e pisos até móveis e tapetes. Para equilibrar, cores como o gelo e o cinza vão aparecendo em contrastes sutis e delicados.

Almofadas, vasos e outros itens de decoração em tons mais vibrantes são bem-vindos para pontuar o ambiente e evitar a monotonia.

Em detalhes como puxadores, eletrodomésticos e corrimãos, materiais como inox, mármore e cobre surgem em sua forma natural, sem muito tratamento.

Já o colorido das plantas traz harmonia e vida, mas cuidado com os exageros: aposte em arranjos pequenos e delicados, com poucas plantas em tamanhos maiores.

Amplitude dos espaços

Sala com móveis brancos que aumentam a amplitude do espaço

Planejado para ampliar espaços, o estilo Clean é perfeito para áreas menores, que se beneficiam do uso correto das cores e demais artifícios que criam esse efeito.

O vidro é um grande aliado nessa jornada. Em tampos de mesas, prateleiras ou até mesmo em detalhes como vasos e outros pequenos objetos decorativos, ele preenche o ambiente ao mesmo tempo que o amplia. Espelhos posicionados estrategicamente ajudam a aumentar essa percepção.

Além disso, janelas amplas, sem cortinas, ou com cortinas claras em tecidos mais finos, favorecem a entrada da luz natural, que é refletida e potencializada pelos tons claros das paredes.

Tudo isso promove maior sensação de liberdade, frescor e leveza, qualidades essenciais ao bem-estar de moradores ou visitantes em um espaço comercial.

Volte o olhar ao horizonte

Sala e sala de jantar com móveis em linhas retas

Móveis em linhas retas, horizontais e sem sobreposições, ajudam a fazer com que os olhos sigam a linha do horizonte, aumentando a percepção de alongamento.

Para menos obstáculos visuais, evite também o excesso de texturas, tanto na decoração como nas pinturas e revestimentos.

Outra boa ideia é, se possível, reduzir o número de paredes, integrando ambientes. Sala e cozinha sem divisórias, por exemplo, criam a sensação de cômodos maiores do que na realidade são.

Além dos móveis, luminárias, tapetes e quadros retangulares, por exemplo, ajudam a guiar e ‘alongar’ a visão.

Organizar sempre

Interior decorado sob o estilo clean, com móveis claros e piso de madeira

Além desses truques para aumentar a amplitude do espaço, é importante se livrar de excessos. Ao reduzir a quantidade de objetos desnecessários, você ganha espaço e novas oportunidades de decoração.

Organizar é muito mais do que colocar cada coisa em seu lugar. Trata-se, também, de reduzir o ambiente à sua essência, tornando-o mais agradável de se estar.

Móveis funcionais são importantes, pois ajudam a manter a ordem e otimizam seu uso. Na cozinha, por exemplo, armários planejados integrados com os eletrodomésticos facilitam na hora de preparar uma receita, deixando cada coisa em um lugar de fácil acesso.

A disposição dos móveis é algo que deve ser pensado para harmonizar os elementos, sem perder o caráter funcional de cada um deles. Evite, por exemplo, mesas de canto, aparadores e prateleiras que não sirvam a um propósito no ambiente.

Projeto de iluminação

Cozinha com projeto de iluminação realçando o estilo clean

A iluminação em um projeto Clean deve ser planejada de acordo com as necessidades de cada ambiente.

A luz natural, como mencionado anteriormente, ajuda na sensação de amplitude ao ser refletida pelas paredes claras. No entanto, à noite, a luz artificial deve ser distribuída de maneira igualmente funcional.

Versátil, o estilo clean se adequa aos mais diferentes projetos arquitetônicos. Entre em contacto connosco para saber mais sobre como aplicar a decoração Clean em seu projeto residencial e/ou comercial.

Leave a Reply