Estilo Escandinavo: saiba mais sobre esse conceito

estilo-escandinavo-de-decoracao

A Escandinávia é a região da Europa formada pela Dinamarca, Suécia e Noruega. É conhecida no mundo todo pelos belos Fiordes, o clima frio e a música pop de bandas como ABBA. Mas sua contribuição mais famosa talvez seja o estilo Escandinavo de arquitetura e design.

Devido às baixas temperaturas da região, a população escandinava passa grande parte de seus dias dentro de casa. Por isso, a decoração busca trazer conforto sem exageros, abusando de características minimalistas, com foco na simplicidade e objetividade.

O sucesso da rede de lojas de design IKEA, cujas peças são diretamente inspiradas no jeito nórdico, popularizou esse estilo ainda mais. Ele tornou-se referência obrigatória entre aqueles que buscam calma e suavidade, além de ser acessível e sustentável.

Origens do estilo Escandinavo

origens-do-estilo-escandinavo

Em contraste com os rebuscados movimentos arquitetônicos europeus, o início do século XX trouxe uma necessidade de repensar o design e decoração. Em grande parte, isso se deve às novas prioridades economicas e sociais decorrentes das Guerras Mundiais, e da Grande Recessão.

No caminho oposto da ostentação corrente até então, surgiram movimentos que buscavam maior simplicidade e conexão entre forma e sentido. Entre eles, destacam-se o Bauhaus alemão, e o estilo Escandinavo.

A popularização desse movimento se deu principalmente por sua adequação com o novo modo de pensar das populações europeias, e as mudanças que levaram à uma relação diferente entre as pessoas e os espaços em que habitam.

Características principais

A proposta Escandinava é de um olhar atento sobre a forma como encaramos os ambientes.

Tenha em mente a palavra dinamarquesa hygge: ela significa “aproveitar o que a vida tem de bom”, e dá o tom do lifestyle nórdico. É um povo que gosta de receber os amigos, em lares com espaços amplos, organizados e acolhedores.

Essa filosofia se traduz em alguns preceitos básicos para a decoração de interiores:

Cores claras e tons terrosos

cores-claras-estilo-escandinavo

No Escandinavo, a cor predominante é o branco. Nas paredes, móveis e peças de decoração, ele traz uma sensação de paz e conforto, além de remeter ao clima frio.

A partir daí, a paleta vai se abrindo em matizes que misturam cores sóbrias, como o cinza, variações nude e baby colors. Cores vivas passam por um “emudecimento”.

Brinque com tons pastéis e terrosos, levemente acinzentados e que remetam aos materiais comuns nesse estilo, como madeira e concreto. O preto aparece para pontuar e trazer um leve contraste.

Se você quiser quebrar um pouco o clima monocromático, use plantas para dar vivacidade aos espaços.

Materiais naturais

materiais-no-estilo-escandinavo

A busca pela simplicidade se impõem também no uso de materiais. Há grande ênfase na sustentabilidade e uso inteligente dos recursos.

O povo nórdico tem grande respeito à natureza, e isso se traduz na utilização de materiais em seu estado natural, como madeira com pouco tratamento, concreto e couro.

Madeira em tons claros aparece em pisos, paredes, teto, gabinetes e móveis. Ela contrasta muito bem com as cores sóbrias da paleta. Concreto e pedra surgem pontualmente, principalmente por sua durabilidade, e integram-se de maneira funcional à estrutura da casa.

Na decoração, aposte em fibras naturais como lã e algodão em carpetes e almofadas, e até mesmo em luminárias de papel.

Luz natural

decoracao-escandinava

Para realçar a beleza dos tons claros, o estilo Escandinavo abusa da luz natural.

Nos países nórdicos, onde o inverno é longo e escuro, a decoração busca maximizar a luz através de janelas com pouco tratamento. Quando presentes, cortinas seguem a paleta clara.

O objetivo é criar espaços arejados e amplamente iluminados, promovendo equilíbrio entre o minimalismo das peças, a sobriedade das cores e a claridade da iluminação.

Mobiliário simples e funcional

moveis-escandinavos

A funcionalidade é primordial no lar Escandinavo. A organização é importante, mas não pode ficar no caminho dos prazeres da vida.

Móveis funcionais e peças de armazenamento, como armários e prateleiras, seguem os preceitos de linhas básicas e materiais naturais, em tons claros e terrosos.

Além de promoverem a sensação de organização e limpeza, se misturam ao ambiente com muito charme.

Atemporalidade na decoração

casa-escandinava

O estilo Escandinavo é atemporal, por sua  naturalidade.

O uso de peças de decoração retrô imprime personalidade, principalmente se forem em tons pastéis. Mesas e cadeiras de madeira, quadros a preto-e-branco e luminárias de papel dão um toque elegante aos ambientes.

Nada de artificialismos ou exageros: aposte em simplicidade para dar maior sensação de aconchego!

Gostou do estilo Escandinavo? Entre em contacto connosco e saiba como adotar essa tendência em seu projeto residencial ou comercial.


Leave a Reply