Estilos minimalista e escandinavo: saiba as diferenças.

Já falamos aqui sobre os estilos minimalista e escandinavo de decoração. Essas duas maneiras de pensar o design de interiores têm sido muito difundidas nas redes sociais, e você provavelmente já viu diversos posts em seu feed exaltando um ou outro, ou os dois. Mas você sabe quais as diferenças entre eles?

Muitas pessoas confundem os estilos minimalista e escandinavo. Isso acontece, principalmente, porque os dois trabalham com uma paleta de cores reduzida, espaços amplos e organizados e o uso inteligente de materiais.

De fato, eles podem ser combinados para melhor se adaptar às suas necessidades, possibilidades e recursos disponíveis. Afinal de contas, não faz sentido adquirir produtos ou investir em materiais que não façam parte de sua realidade, para se adequar à correntes de design que prega, acima de tudo, simplicidade e sustentabilidade.

No entanto, existem algumas diferenças básicas que você precisa conhecer para melhor aplicá-los em seus projetos. E para entender essas diferenças, vamos pensar nesses estilos de uma maneira mais profunda do que apenas maneiras de decorar a casa.

O pensamento minimalista

Estilos minimalista e escandinavo são parecidos, mas os detalhes fazem a diferença

O minimalismo é, acima de tudo, uma filosofia de vida.

Envolve, principalmente, repensar nosso consumo do dia a dia. Pare um pouco e reflita sobre tudo que você compra no supermercado, seus móveis, como você se locomove pela cidade, e como utiliza os recursos naturais.

Em todos esses aspectos, com certeza irá encontrar jeitos de reduzir o impacto de suas escolhas sobre o meio ambiente, e em contrapartida, descobrirá maneiras para viverde um jeito mais simples.

Em nossa casa, isso se aplica de diversos modos. Ao aproveitarmos melhor a luz natural, isso impacta diretamente em sua conta de luz, reduz o gasto de recursos hídricos, aumenta a vida de suas plantas, e introduz claridade e leveza aos ambientes.

Da mesma maneira, optar por mobiliário que facilite a organização é uma maneira de reduzir a quantidade de objetos em seu campo de visão, dando maior clareza aos pensamentos, e ajudando você a não perder tanto tempo quando trabalha em home office.

O estilo de vida escandinavo

O estilo de vida escandinavo prioriza o bem estar.

Já a decoração escandinava é baseada no estilo de vida próprio do povo nórdico.

Acostumados ao clima frio, os escandinavos costumam passar muito tempo dentro de casa. Um povo alegre e que gosta de receber os amigos, precisam de espaços amplos, arejados, e confortáveis. Além disso, valorizam a luz natural, pois vivem invernos escuros.

Assim, o estilo escandinavo se baseia no conceito de hygge – a palavra dinamarquesa para “aproveitar os prazeres da vida”. Isso se traduz em ambientes propícios à bons momentos entre amigos, e que privilegiam a organização e o conforto.

As diferenças entre os estilos minimalista e escandinavo

Podemos dividir as diferenças entre esses estilos em três principais setores:

  • Filosofia de vida
  • Relação com os espaços
  • Uso de materiais

Filosofia de vida

O minimalismo é uma filosofia de vida que influencia diretamente a decoração.

O minimalismo é, acima de tudo, uma ideologia que vem como resposta ao avanço da vida moderna e da sociedade de consumo. Ele promove que cortemos aquilo que não é essencial, para desobstruir a visão de distrações.

Nele, o “vazio” dos ambientes com cores neutras e poucos objetos de decoração dá espaço à criação. Aqui, tudo tem um sentido simbólico, o que algumas vezes pode trazer um tom “pesado” à decoração.

Já o escandinavo é pragmático, na maneira como o mesmo “vazio”, representado principalmente pelo branco e os tons terrosos dos amplos espaços, busca preencher a visão com um senso de leveza que traz calma e paz.

Assim como o minimalismo, esse estilo é a resposta para o desejo de uma vida mais simples, mas é mais democrático, pois permite que você brinque com cores claras e objetos mais extravagantes, como um contraponto à delicadeza dos ambientes.

A relação com os espaços

Os estilos minimalista e escandinavo lidam com os espaços de maneiras diferentes.

Para os minimalistas, a decoração realça a arquitetura dos espaços, além de trazer maior contato com a natureza. É comum ver, nos projetos que seguem esse estilo, referencias ao industrialismo, e um grande foco na funcionalidade.

Já o escandinavo têm menos ênfase no espaço, preferindo focar na maneira como os habitamos. Trata-se de um esforço para alcançar um conforto convidativo, em ambientes que inspiram o relaxamento.

O uso de materiais

Os estilos minimalista e escandinavo fazem uso de materiais diferentes.

É comum, no minimalismo, que os projetos tragam o uso de materiais mais pesados, como metal, aço, cromo, concreto e pedra.

Já os adeptos do escandinavo costumam apostar em madeira, malhas e fibras naturais.

Em ambos os casos, os materiais aparecem em suas formas mais naturais possíveis, sem exageros no tratamento, ficando longe da artificialidade.

Madeira e concreto aparecem no minimalismo.

Agora que você já consegue diferenciar os dois estilos, como os aplicaria em seu projeto? Traga suas idéias e venha criar connosco seu ambiente ideal!


Leave a Reply