Lavabo ou WC de serviço: deixe esse espaço mais confortável

Lavabo

Na hora de planear o lavabo ou WC de serviço, não se esqueça de seguir essas dicas para garantir conforto e personalidade nesse ambiente.

Assim como o hall de entrada e a sala de estar, o lavabo é um espaço da casa que deve ser pensado para agradar e receber bem os visitantes.

Ele deve demonstrar a personalidade do morador. Mas, ao mesmo tempo, deve ser confortável e manter a sua natureza funcional.

Por ser considerado uma área comum, o lavabo difere da casa de banho principal, que é basicamente um lugar privado, e que revela detalhes da intimidade do morador. O lavabo  é um tanto impessoal, e volta-se muito mais às necessidades dos visitantes.

Se você quer criar um lavabo confortável para conquistar as visitas, preste atenção nestas dicas que separamos para deixar esse espaço ainda mais agradável.

Considere o espaço disponível para o lavabo

Antes de pensar na bancada ou nos móveis para esse ambiente, que costuma ser pequeno, considere as dimensões com as quais vai trabalhar.

É essencial medir bem o espaço disponível para escolher a bancada ideal para vosso lavatório. As dimensões do ambiente também vão interferir diretamente na escolha de móveis, no tamanho do espelho e na iluminação.

Leve em consideração que se trata de um ambiente de uso individual, no qual passamos pouco tempo, mas que nem por isso deve ser apertado ou desconfortável.

Leve em consideração o tamanho do lavabo ao decorá-lo.

Ideal Home

Defina um estilo de decoração

O lavabo é um ambiente da casa por onde seus convidados passarão, e onde você pode ousar na decoração, usando cores, formas e texturas para causar um impacto positivo em suas visitas.

Se quiser, você pode, também, usar plantas e objetos de decoração que façam alusão a detalhes que aparecem em outros espaços. Uma dica interessante é definir um tema recorrente, que apareça nos detalhes espalhados pela casa.

Mas não se esqueça: se você trabalha com um tamanho limitado, o ideal é não exagerar nos objetos. O lavabo é acima de tudo um lugar de natureza funcional, que deve ser respeitada.

Espelhos ajudam a aumentar  a sensação de amplitude do espaço, além de serem essenciais para escovar os dentes, retocar a maquiagem e ajeitar o penteado!

Espelhos ajudam a aumentar a sensação de amplitude do espaço

Sua Casa

Colorido e ousadia nos detalhes do lavabo

O branco é a cor mais comum no WC de serviço, pois além de ajudar a abrir o espaço e aumentar a sensação de amplitude, traz paz e conforto aos ambientes.

Mas se você quiser evitar a monocromia, o truque é investir no uso de cores nos detalhes. Brinque com o colorido em revestimentos, louças e metais. Tapeçarias e tecidos com cores chamativas ajudam a dar o tom que você deseja no lavabo. Pequenos objetos na pia ou quadros discretos também são boas ideias.

Outra forma de trazer personalidade para o lavabo é usando espelhos, lavatórios, torneiras, puxadores e suportes de toalha com design interessante. Você pode ousar nos materiais e modelos para dar um toque moderno ao ambiente. Todos os detalhes fazem a diferença!

Ouse nos detalhes com design cheio de personalidade

Buji

Escolha bem sua bancada

Na hora de escolher a bancada ideal para o lavatório, não tem erro: mármore e madeira são os materiais mais comuns nesse ambiente.

Mas antes de mais nada, você deve considerar dois aspectos importantes: o tamanho da bancada e seu aspecto funcional.

Ela deve ser de tamanho suficiente para comportar o lavatório, e ainda deixar espaço para outros objetos essenciais. No entanto, não deve obstruir a passagem pelo ambiente.

Um móvel de altura suficiente para permitir conforto ao lavar as mãos ou escovar os dentes é primordial. Gavetas e suportes para toalhas podem ajudar a deixar cada coisa em seu lugar.

É importante pensar bem no tamanho da bancada do lavatório

Toto

Pensar o projeto de iluminação é essencial

O projeto de iluminação deve trazer conforto e personalidade ao ambiente.

Aposte na luz direta difusa, que ilumina uniformemente, sem contrastes. Usando um filtro, geralmente de acrílico ou vidro fosco, esse tipo de luz é bastante versátil, e ao mesmo tempo decorativa e funcional.

Luz direta difusa é a mais recomendada para lavabos

Biancogres

Deixe alguns itens essenciais sempre à mão

É importante evitar o excesso de elementos no lavabo, para garantir a sensação de conforto. No entanto, alguns itens essenciais não podem faltar, e devem estar sempre à mão para seus convidados.

Se você quiser deixar outros objetos, como um sabonete ou rolo de papel higiênico extra, à mão para seus convidados, gaveteiros e organizadores dão conta do recado nesse quesito.

Gaveteiros e organizadores ajudam no conforto e praticidade do lavabo

UC Arquitetura


Quer transformar seu lavabo num ambiente ainda mais confortável e agradável? Entre em contacto connosco e planeie a decoração de vossa casa com requinte e personalidade!

Leave a Reply