Sala de estar e de jantar: crie o ambiente perfeito

Quer receber convidados em um ambiente charmoso e confortável? Confira essas dicas para a sala de estar e de jantar ideais.

Sala de estar aconchegante

House Beautiful

Uma área relativamente formal, porém aconchegante, a sala de estar é o verdadeiro coração da casa. É seu ambiente mais espaçoso, e geralmente fica localizada logo na entrada

Por isso, é importante que ela seja confortável e organizada para receber bem os convidados, e que seu layout permita a fácil circulação para os outros ambientes.

Sala de estar com sala de jantar conjugada

Décor Aid

Geralmente, na sala de estar encontramos alguns elementos básicos como sofás e poltronas (que devem estar presentes em quantidade suficiente para comportar com conforto até mesmo as visitas mais inesperadas), mesas de centro, além de aparelhos de televisão e equipamentos de som: tudo que precisamos para entreter os visitantes ou passar momentos com a família.

Um ambiente de decoração marcante 

Sua decoração costuma focar mais no estilo e design do que no aspecto propriamente prático dos objetos, ao contrário do que acontece, por exemplo, na cozinha. Mas, por ser um espaço de convivência, a organização e limpeza devem ser facilitadas. 

Para isso, móveis como aparadores e racks ajudam a manter tudo em seu devido lugar, sem desordem ou excessos. 

Sala de estar confortável para receber visitas

Ethan Allen

Uma dica é escolher um móvel que funciona como o “coração” do ambiente. A partir daí, você pode dispor sofás e poltronas, criando um centro de convergência para o resto da decoração. 

Muitas pessoas dispõem a mobília em volta da televisão, por exemplo – essa é uma solução interessante para quem gosta de reunir a família para assistir a um bom filme. Outra opção é usar a lareira como o centro de sua sala, ideal para reunir os amigos para um bate-papo descontraído. 

Lareira torna o ambiente mais aconchegante

Remodelista

Aparadores e prateleiras assumem uma dupla função: além de servirem como unidades de armazenamento, auxiliando na organização da sala, eles podem abrigar objetos de decoração, como vasos e fotografias, que exprimem a personalidade do morador. 

Estantes de livros são ótimas para quem quer mantê-los facilmente acessíveis, ao mesmo tempo em que dão um toque muito charmoso para o ambiente.

Estantes de livro dão charme ao ambiente

Bestar

Projeto de iluminação da sala de estar

Certifique-se de que a sua sala de estar tenha iluminação adequada para as atividades com os amigos e a família, ao mesmo tempo em que permite momentos de relaxamento e tranquilidade, assistindo à TV ou lendo um bom livro. 

Diferentes camadas de iluminação artificial, usando diversas fontes de luz ambiente, direcional ou adaptada para as diferentes atividades, ajuda a iluminar os quatro cantos da sala de estar, criando uma atmosfera agradável e equilibrada. 

Plafons e candeeiros suspensos são ideais para as áreas centrais, enquanto perfis de LED funcionam  perfeitamente para espalhar a luz pelos cantos.

Projeto de iluminação para sala de estar

Casa e Jardim

Sala de jantar conjugada: uma idéia dinâmica

A sala de estar pode ser conjugada com a sala de jantar, permitindo reuniões mais confortáveis e dinâmicas. Neste caso, a decoração dos dois ambientes deve estar em concordância, enquanto os móveis e a decoração assumem aqui um caráter mais funcional.

A sala de jantar deve ser confortável – não só durante as refeições, mas também na disposição dos móveis, que deve permitir a circulação dos convidados e facilitar a limpeza e organização

Se você quiser, pode separar essas duas áreas com a ajuda de um aparador, ou até mesmo de um sofá. A disposição dos móveis pode ser alterada de acordo com a necessidade do momento, tornando os espaços mais dinâmicos.

Sala confortável e organizada

Casa Vogue

Aposte em móveis práticos e com um propósito claro no layout de sua sala de jantar. Mesas no estilo buffet ajudam a dispor pratos e talheres, além de plantas, que dão um toque agradável na decoração do espaço. 

Sala de estar e de jantar conjugadas

Interior Design Ideas

A iluminação da sala de jantar deve ser bem planejada

Na iluminação da sala de jantar, o ideal é usar plafons e candeeiros suspensos. Mas preste atenção para que eles fiquem localizados acima da mesa, e não sobre a cabeça de quem está sentado. 

Candeeiros suspensos são ideais para a mesa de jantar

Dining Room Lighting

Outra dica é escolher candeeiros suspensos de acordo com o tamanho da mesa. Se a sua mesa é pequena, um candeeiro redondo é o suficiente para iluminá-la uniformemente.

Mas se a sua mesa for grande, o melhor é apostar em candeeiros suspensos retangulares mais extensos, ou dispor mais de um candeeiro: é o momento ideal para brincar com diferentes tamanhos e modelos.

Escolha os candeeiros suspensos de acordo com o formato de sua mesa

Home Designing

Criando um ambiente confortável e acolhedor, você ajuda também a manter a privacidade nos outros cómodos. Pense na sala de estar e jantar como o coração de qualquer reunião, e também o lugar onde construímos memórias com aqueles que amamos! 

Venha criar o ambiente perfeito connosco! Entre em contacto, e vamos criar o projeto de decoração perfeito para sala de estar e outros ambientes que tornarão a vossa casa um lugar  único e cheio de personalidade.

Leave a Reply