Urban Jungle: saiba mais dessa tendência de decoração

Sala de estar decorada sob o estilo Urban Jungle

O Urban Jungle veio pra ficar! Incorpore mais natureza em seu projeto com esse estilo de grande personalidade.

Imagine um lar totalmente integrado com a natureza.

Se o que veio à sua mente é uma casa no campo, ou uma fazenda, então você precisa conhecer uma das tendências mais interessantes da decoração de interiores, o Urban Jungle.

A expressão em inglês já dá o tom da proposta: urban significa urbano, próprio das cidades grandes, e jungle significa selva. Parecem dois conceitos muito distantes, mas esse estilo une a natureza e o urbano de uma maneira facilmente aplicável.

Um estilo moderno e muito dinâmico

Gato e cachorro em sala de estar decorada sob o estilo Urban Jungle

Até pouco tempo atrás, cuidar de plantas em um apartamento parecia ser algo impossível. Com a internet, e os tutoriais no YouTube, surgiu um movimento de jovens ao redor do mundo interessados em saber mais sobre o assunto. Agora, todos podem ter seu jardim ou horta em casa, mesmo em espaços pequenos.

O cuidado com a natureza traz sensação de bem-estar e aconchego a qualquer ambiente, além de ser um hobby que reduz os níveis de ansiedade. A partir daí, o Urban Jungle foi crescendo e se tornando um estilo muito popular entre os jovens das grandes cidades que desejam introduzir mais vida e natureza em sua rotina.

Como aplicar o Urban Jungle

Jardim Vertical em casa decorada no estilo Urban Jungle

É fácil aplicar o Urban Jungle em seu projeto de decoração. Basta seguir alguns princípios básicos:

Entenda suas possibilidades

Quarto com plantas no estilo Urban Jungle

Antes de mais nada, é importante conhecer bem as possibilidades do espaço onde você vai aplicar o Urban Jungle.

Faça um mapa dos locais onde o sol incide com mais frequência, e em quais horários. Isso é determinante para escolher as espécies e sua localização.

Certas plantas gostam do sol da manhã, outras do sol da tarde, enquanto algumas preferem luz indireta, como a luz do sol filtrada por uma janela ou cortina. Existem também espécies que não precisam de muito sol, e ficam bem naqueles cantinhos menos favorecidos pela luz solar.

Escolha suas plantas

Casa decorada com plantas no estilo Urban Jungle

Existem três critérios a serem considerados na hora de escolher e distribuir as plantas.

O primeiro você já viu: a incidência solar. Por isso, é importante estabelecer quais pontos recebem mais luz solar no espaço.

O segundo critério é a circulação de pessoas. As plantas não devem atrapalhar a circulação, estejam elas em vasos no chão ou em suportes elevados. Leve esse critério em conta principalmente quando for investir em plantas que se espalham para os lados, como certas espécies de samambaias.

O terceiro critério é mais livre: quais são as plantas que você mais gosta? Pesquise bem antes de escolher, para descobrir novas espécies que agradam seu gosto, e saber mais sobre as que você já aprova. Vale até uma visitinha a algum Horto para conversar com um especialista!

Brinque com diferentes alturas

Jardim Vertical em sala de estar

Uma dica é jogar com as alturas em que você vai colocar as plantas.

Vasos suspensos e suportes elevados servem a esse propósito. Além disso, diferentes tamanhos e alturas de vasos, ou até mesmo em prateleiras de madeiras ou em ganchos na parede, ajudam a criar uma composição que valoriza os espaços.

Outro recurso é investir em jardins verticais, que ficam ótimos em áreas com bastante incidência solar e ventilação. Eles dão um charme a qualquer espaço, seja grande ou pequeno, e podem até mesmo ocupar uma parede inteira, como na foto abaixo, em projeto de nossa autoria: Toilette para a Mostra Casa Cor Rio 2013, onde o jardim vertical na fachada causa grande impacto logo de imediato.

Projeto Toilette Casa Cor Rio 2013 com jardim vertical na fachada

O verde além das folhagens

Paredes verdes e decorações que aludem a natureza em sala de estar Urban Jungle

A cor verde é predominante no Urban Jungle, mas ela aparece de outras formas além das plantas.

Paredes pintadas em tons de verde e até mesmo detalhes e objetos de decoração nessa cor remetem à natureza e ajudam a aumentar a sensação de bem-estar que as plantas trazem.

Quais plantas escolher no Urban Jungle?

Plantas em ambiente Urban Jungle

Vamos ver algumas plantas que são bastante comuns no Urban Jungle, e que trazem charme para seu projeto:

Figueira-lira (Ficus lyrata)

Essa planta não cresce muito para os lados, portanto é ideal para espaços pequenos. Vive bem em ambientes claros, e precisa de solo úmido.

Columneia (Columneia microphylla)

Também conhecida como Planta Batom, a Columéia prefere ambientes de meia sombra e com certa umidade no ar, e não exige solo encharcado. Ela é ideal para suportes elevados, pois seus ramos se espalham para baixo. Deles, surgem lindas flores avermelhadas.

Suculentas e Cactus

Suculentas e cactus, boas plantas para a casa Urban Jungle

As suculentas tornaram-se as queridinhas dos que querem começar a cuidar de plantas em casa, pois não exigem grandes cuidados. Elas vivem bem em ambientes ensolarados, e não precisam de irrigação frequente. Por isso, são as melhores para espaços próximos a janelas com muita incidência de sol.

Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

Uma planta que gosta de sombra ou meia-luz, a Zamioculca pede rega uma vez ou duas vezes por semana. Fica linda em vasos ornamentados no chão, com suas folhas grandes e pesadas de verde bastante intenso.

O Urban Jungle é uma tendência que veio para ficar, e além de dar charme aos ambientes, introduz em sua rotina hábitos que trazem leveza e harmonia para seu dia-a-dia.

Quer saber mais sobre o Urban Jungle? Entre em contacto connosco! Podemos ajudá-lo a incluir esse estilo em vosso projeto.

Leave a Reply