Conheça o estilo clean de decoração e design, que traz harmonia e conforto ao seu projeto.
Maneira inteligente de trazer harmonia e leveza ao seu projeto, o estilo clean é uma excelente proposta tanto para espaços pequenos quanto amplos.
Estilo que evita excessos, ele é ideal para quem deseja reduzir o estímulo visual e criar ambientes refinados, que prezam pela simplicidade e bom gosto na decoração.
Ao pensar no ambiente Clean, tenha em mente quatro valores básicos:
- Praticidade
- Simplicidade
- Liberdade
- Aplicabilidade
O estilo clean tem por objetivo promover uma decoração prática e funcional, sem abrir mão da liberdade para jogar com detalhes que conferem personalidade ao espaço.
Linhas retas, tons neutros, poucos móveis e objetos de decoração, são algumas de suas características que ajudam a criar projetos modernos e aconchegantes.
Forte tendência na decoração de ambientes, vamos conhecer algumas aspectos do estilo clean.
Principais características do estilo Clean
Um dos principais objetivos do estilo clean é criar uma sensação de amplitude, evitando exageros e desorganização.
Para alcançar esse resultado, é preciso prestar atenção em diferentes aspectos e elementos da decoração.
Uso de cores
A paleta de cores do estilo Clean baseia-se em tons claros. O branco impera, desde as paredes e pisos até móveis e tapetes. Para equilibrar, cores como o gelo e o cinza vão aparecendo em contrastes sutis e delicados.
Almofadas, vasos e outros itens de decoração em tons mais vibrantes são bem-vindos para pontuar o ambiente e evitar a monotonia.
Em detalhes como puxadores, eletrodomésticos e corrimãos, materiais como inox, mármore e cobre surgem em sua forma natural, sem muito tratamento.
Já o colorido das plantas traz harmonia e vida, mas cuidado com os exageros: aposte em arranjos pequenos e delicados, com poucas plantas em tamanhos maiores.
Amplitude dos espaços
Planejado para ampliar espaços, o estilo Clean é perfeito para áreas menores, que se beneficiam do uso correto das cores e demais artifícios que criam esse efeito.
O vidro é um grande aliado nessa jornada. Em tampos de mesas, prateleiras ou até mesmo em detalhes como vasos e outros pequenos objetos decorativos, ele preenche o ambiente ao mesmo tempo que o amplia. Espelhos posicionados estrategicamente ajudam a aumentar essa percepção.
Além disso, janelas amplas, sem cortinas, ou com cortinas claras em tecidos mais finos, favorecem a entrada da luz natural, que é refletida e potencializada pelos tons claros das paredes.
Tudo isso promove maior sensação de liberdade, frescor e leveza, qualidades essenciais ao bem-estar de moradores ou visitantes em um espaço comercial.
Volte o olhar ao horizonte
Móveis em linhas retas, horizontais e sem sobreposições, ajudam a fazer com que os olhos sigam a linha do horizonte, aumentando a percepção de alongamento.
Para menos obstáculos visuais, evite também o excesso de texturas, tanto na decoração como nas pinturas e revestimentos.
Outra boa ideia é, se possível, reduzir o número de paredes, integrando ambientes. Sala e cozinha sem divisórias, por exemplo, criam a sensação de cômodos maiores do que na realidade são.
Além dos móveis, luminárias, tapetes e quadros retangulares, por exemplo, ajudam a guiar e ‘alongar’ a visão.
Organizar sempre
Além desses truques para aumentar a amplitude do espaço, é importante se livrar de excessos. Ao reduzir a quantidade de objetos desnecessários, você ganha espaço e novas oportunidades de decoração.
Organizar é muito mais do que colocar cada coisa em seu lugar. Trata-se, também, de reduzir o ambiente à sua essência, tornando-o mais agradável de se estar.
Móveis funcionais são importantes, pois ajudam a manter a ordem e otimizam seu uso. Na cozinha, por exemplo, armários planejados integrados com os eletrodomésticos facilitam na hora de preparar uma receita, deixando cada coisa em um lugar de fácil acesso.
A disposição dos móveis é algo que deve ser pensado para harmonizar os elementos, sem perder o caráter funcional de cada um deles. Evite, por exemplo, mesas de canto, aparadores e prateleiras que não sirvam a um propósito no ambiente.
Projeto de iluminação
A iluminação em um projeto Clean deve ser planejada de acordo com as necessidades de cada ambiente.
A luz natural, como mencionado anteriormente, ajuda na sensação de amplitude ao ser refletida pelas paredes claras. No entanto, à noite, a luz artificial deve ser distribuída de maneira igualmente funcional.
Versátil, o estilo clean se adequa aos mais diferentes projetos arquitetônicos. Entre em contacto connosco para saber mais sobre como aplicar a decoração Clean em seu projeto residencial e/ou comercial.