Já falamos aqui sobre os estilos minimalista e escandinavo de decoração. Essas duas maneiras de pensar o design de interiores têm sido muito difundidas nas redes sociais, e você provavelmente já viu diversos posts em seu feed exaltando um ou outro, ou os dois. Mas você sabe quais as diferenças entre eles?
Muitas pessoas confundem os estilos minimalista e escandinavo. Isso acontece, principalmente, porque os dois trabalham com uma paleta de cores reduzida, espaços amplos e organizados e o uso inteligente de materiais.
De fato, eles podem ser combinados para melhor se adaptar às suas necessidades, possibilidades e recursos disponíveis. Afinal de contas, não faz sentido adquirir produtos ou investir em materiais que não façam parte de sua realidade, para se adequar à correntes de design que prega, acima de tudo, simplicidade e sustentabilidade.
No entanto, existem algumas diferenças básicas que você precisa conhecer para melhor aplicá-los em seus projetos. E para entender essas diferenças, vamos pensar nesses estilos de uma maneira mais profunda do que apenas maneiras de decorar a casa.
O pensamento minimalista
O minimalismo é, acima de tudo, uma filosofia de vida.
Envolve, principalmente, repensar nosso consumo do dia a dia. Pare um pouco e reflita sobre tudo que você compra no supermercado, seus móveis, como você se locomove pela cidade, e como utiliza os recursos naturais.
Em todos esses aspectos, com certeza irá encontrar jeitos de reduzir o impacto de suas escolhas sobre o meio ambiente, e em contrapartida, descobrirá maneiras para viverde um jeito mais simples.
Em nossa casa, isso se aplica de diversos modos. Ao aproveitarmos melhor a luz natural, isso impacta diretamente em sua conta de luz, reduz o gasto de recursos hídricos, aumenta a vida de suas plantas, e introduz claridade e leveza aos ambientes.
Da mesma maneira, optar por mobiliário que facilite a organização é uma maneira de reduzir a quantidade de objetos em seu campo de visão, dando maior clareza aos pensamentos, e ajudando você a não perder tanto tempo quando trabalha em home office.
O estilo de vida escandinavo
Já a decoração escandinava é baseada no estilo de vida próprio do povo nórdico.
Acostumados ao clima frio, os escandinavos costumam passar muito tempo dentro de casa. Um povo alegre e que gosta de receber os amigos, precisam de espaços amplos, arejados, e confortáveis. Além disso, valorizam a luz natural, pois vivem invernos escuros.
Assim, o estilo escandinavo se baseia no conceito de hygge – a palavra dinamarquesa para “aproveitar os prazeres da vida”. Isso se traduz em ambientes propícios à bons momentos entre amigos, e que privilegiam a organização e o conforto.
As diferenças entre os estilos minimalista e escandinavo
Podemos dividir as diferenças entre esses estilos em três principais setores:
- Filosofia de vida
- Relação com os espaços
- Uso de materiais
Filosofia de vida
O minimalismo é, acima de tudo, uma ideologia que vem como resposta ao avanço da vida moderna e da sociedade de consumo. Ele promove que cortemos aquilo que não é essencial, para desobstruir a visão de distrações.
Nele, o “vazio” dos ambientes com cores neutras e poucos objetos de decoração dá espaço à criação. Aqui, tudo tem um sentido simbólico, o que algumas vezes pode trazer um tom “pesado” à decoração.
Já o escandinavo é pragmático, na maneira como o mesmo “vazio”, representado principalmente pelo branco e os tons terrosos dos amplos espaços, busca preencher a visão com um senso de leveza que traz calma e paz.
Assim como o minimalismo, esse estilo é a resposta para o desejo de uma vida mais simples, mas é mais democrático, pois permite que você brinque com cores claras e objetos mais extravagantes, como um contraponto à delicadeza dos ambientes.
A relação com os espaços
Para os minimalistas, a decoração realça a arquitetura dos espaços, além de trazer maior contato com a natureza. É comum ver, nos projetos que seguem esse estilo, referencias ao industrialismo, e um grande foco na funcionalidade.
Já o escandinavo têm menos ênfase no espaço, preferindo focar na maneira como os habitamos. Trata-se de um esforço para alcançar um conforto convidativo, em ambientes que inspiram o relaxamento.
O uso de materiais
É comum, no minimalismo, que os projetos tragam o uso de materiais mais pesados, como metal, aço, cromo, concreto e pedra.
Já os adeptos do escandinavo costumam apostar em madeira, malhas e fibras naturais.
Em ambos os casos, os materiais aparecem em suas formas mais naturais possíveis, sem exageros no tratamento, ficando longe da artificialidade.
Agora que você já consegue diferenciar os dois estilos, como os aplicaria em seu projeto? Traga suas idéias e venha criar connosco seu ambiente ideal!